Apresentação do Gabinete

A motivação de base para a criação do Gabinete reside na consciência de que, ao nível regional, existe uma necessidade urgente de coordenar e partilhar ações, de modo a antecipar decisões que possam manter a atividade empresarial, manter o emprego e a coesão social da região. As entidades representativas da Região de Leiria, com responsabilidades nas mais diversas áreas, terão um papel importante individualmente, mas sobretudo, um papel decisivo no seu trabalho em rede, para vencer a crise económica e social num contexto de pandemia e tornar a região mais resiliente a crises similares no futuro.

O objetivo deste Gabinete consiste em apoiar a preparação e acompanhamento de um “Plano de Medidas para o Novo Lançamento Económico e Social da Região de Leiria no período de retoma em contexto de Pandemia”, com dimensão de curto prazo (2020) e de médio prazo, definindo metas e indicadores de acompanhamento.

Numa lógica de reflexão participada, o trabalho de elaboração do Plano é apoiado em 10 Grupos de Trabalho temáticos, envolvendo personalidades e entidades, públicas e privadas, no processo de discussão, definição, planeamento e execução das medidas.

O trabalho de monitorização do Plano, bem como da evolução económica e social da região, é suportado pelo Observatório para o Desenvolvimento Estratégico da Região de Leiria, sob a coordenação do CARME – Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia, unidade de investigação do Politécnico de Leiria. O Observatório, a disponibilizar a breve prazo, incluirá informação factual e estudos prospetivos, baseados em indicadores relevantes para a Região e para uma decisão informada dos seus agentes económicos e sociais.

O Gabinete conta ainda com a contribuição do Grupo de Acompanhamento Económico e Social, que reunirá mensalmente, para analisar a evolução do emprego, a criação de empresas, a coesão social, os meios de financiamento, assim como agente facilitador para a aplicação das medidas de intervenção regionais, nacionais e europeias. Participam neste grupo, a convite do Gabinete Económico e Social da Região de Leiria, os principais organismos desconcentrados do Estado e entidades públicas e privadas representativas dos setores económicos, sociais, educativos, culturais, de empreendedorismo e de investigação.